sábado, 11 de dezembro de 2010

Márcia Costa

Amplia-se cada vez mais o universo de pesquisas sobre Patrícia Galvão. Em seu trabalho de conclusão do curso Artes Visuais: Cultura e Criação (pós-graduação do Senac), a historiadora Jacqueline Costa debruçou-se sobre a moda em Pagu. Esta faceta paguniana está representada nas várias camisetas produzidas por Jacqueline para representar o mundo dessa mulher sinônimo de força, intelectualidade e de muita luta pela arte. Ela, irmã caçula, conta na entrevista que conheceu o tema comigo.

Confira na entrevista abaixo o trabalho realizado pela pesquisadora:

Como surgiu o interesse por pesquisar a moda de Pagu?
Surgiu meio que por obrigação! A fim de concluir um curso de especialização (Artes Visuais: Cultura e Criação), comecei a pesquisar figuras femininas - possíveis ícones de moda e beleza. Pagu não era nenhum ícone, não consta sequer nos livros de história do Brasil. A conheci por meio de você, Márcia Costa e, ao pesquisar sobre a vida de Pagu, surgiu um grande interesse por sua rebeldia, sua beleza exótica. Além do mais, trata-se de um assunto inexplorado. Ao passo que outras ícones da cultura brasileira sempre reaparecem em coleções e desfiles de moda (Carmem Miranda, Chacrinha...). Pagu não poderia continuar marginalizada.

Como foi realizada a pesquisa?
Trata-se de uma pesquisa problemática e sujeita a falhas visto que os livros clássicos a respeito de Pagu citam apenas fragmentos a respeito de seu estilo de se vestir. E a historiografia da moda no Brasil é praticamente inexistente. Além do mais, analisar fotos, a maioria em preto e branco, e conseguir distinguir cores e tecidos, não é nada fácil!

O que você descobriu sobre o estilo de Pagu?
Pagu é sensacional! Moderníssima para a década de 20, posso afirmar que ela antecipou tendências de moda aqui no Brasil. Um exemplo disso são os relatos que afirmam que ela usava calças, em plena década de 20. Chanel, ainda em 1920, foi quem introduziu o uso de roupas masculinas no guarda-roupa feminino, o que causou grande choque entre os conservadores. Imagina como foi aqui no Brasil? Só em 1930 o uso de calças entre as mulheres se tornou "aceitável" por aqui.
Ela também usava shorts numa época em que era impensável seu uso por mulheres de boa família.
Enfim, usava roupas de vanguarda, o que já era um choque para a sociedade. E ainda abusava da maquiagem forte!

Você acha que a figura dela inspira até hoje, pelo seu estilo e personalidade?
Com certeza. Seu visual é moderno até hoje, cheio de personalidade. Muito do que ela usou hoje é tendência: batom vermelho, saia de cintura alta, cabelos eriçados!

Além da parte teórica, como foi a produção das camisetas? Como você escolheu os temas de cada uma? Qual a técnica utilizada?
Para a produção da camisetas foram utilizadas técnicas de pintura em tecido e patchwork (aplicação de retalhos).
Queria camisetas que refletissem o estilo "paguniano" e que fossem divertidas, com uma "pegada" pop. Para tal, foram selecionados desenhos e poemas de Pagu, além de caricaturas suas, nada muito complicado.



Camiseta sobre caricatura de Pagu

 


Os pseudônimos

 


camiseta sobre desenho de Patrícia Galvão

 


Mesmo procedimento



Detalhe



Parte do títutlo de um livro de Patrícia e Oswald de Andrade



A autora

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.