domingo, 19 de agosto de 2018




Mário Martinez e seus riscos poéticos









“risco”, plaquete (pequeno livreto) lançada este ano por Mário Martinez, reúne alguns dos seus novos poemas e caligrafias. Antes publicou “Banalidades” (2003) e “Semibreves” (2010), ambos livros de poesia.

A poesia de Mário Martinez também ocupa os palcos. Em Experimento o artista reinventa seus poemas e canções explorando outras nuances de suas criações em leituras performáticas e interativas com imagens e ritmos. Acompanhado-se de bases pré-gravadas, violão e efeitos de voz, ele intercala texto e música com projeção de videopoemas e outros recursos de leituras. Haicais misturam-se a cocos, letras de canções infantis ganham timbres eletrônicos e caligrafias animadas em vídeo recebem trilha incidental ao vivo. “São experiências, tentativas para novos sentidos, como se tateasse outras formas para me expressar, daí o título”, diz.

Martinez vem divulgando seu trabalho pelo Brasil, principalmente pelo interior de São Paulo. Músico, poeta, professor de literatura e produtor cultural radicado em São Paulo há mais de uma década, Mário Martinez já criou música e arranjo para espetáculos de dança, teatro e literatura. 

Como compositor, já esteve em alguns dos principais festivais do Brasil, além de ter sido gravado por vários artistas. Para 2018, prepara o lançamento do Cd contendo as onze canções de “A Babel dos Bichos” (musical infantil criado em parceria com Adriana Petroni) e atua como letrista, em parceria com o etnomúsico Wilson Sá Brito, na preparação do disco “Pirarrã”, voltado para música indígena, que está sendo produzido por Simone Sou.





0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.