segunda-feira, 30 de março de 2009

Por Marcelo Ariel

Dando continuidade ao meu humilde e parcial mapeamento da literatura brasileira, indico a leitura do romance A invenção de Onira do amazônida Sant'Ana Pereira, este livro possui a força lírica e a preocupação social dos romances de José Maria Arguedas e como Arguedas, explora a camada mítica de um fato histórico (no caso a Cabanagem) sem cair no recorte sociológico. Abaixo um pequeno trecho do livro:

"Meu nome é Suzel. Eu e meus sete companheiros formamos uma pequena legião de voluntários, dispostos a ajudar o Governador da Província do Pará, o chefe supremo do movimento cabano, tenente-de-guardas-nacionais Francisco Pedro Vinagre, a realizar a corajosa empreitada de reunir toda a população da região mais farta, mais rica, mais salubre e mais exuberante da província. Uma nova capital está sendo construída e deve ser chamada de Cabânia. Em volta de Cabânia serão cultivados os campos agrícolas e pastoris. Quem quiser viver na agricultura, viverá na agricultura, quem quiser viver na pesca viverá na pesca, quem quiser viver na criação de animais, viverá na criação de animais. A região para onde devemos ir oferece tudo quanto possamos querer para vivermos sadios, bem alimentados e felizes. E estaremos juntos, unidos e fortes, como uma grande família ou uma pequena nação, de modo a que sejamos respeitados quando a Província imensa se tornar pequena para abrigar as levas de imigrantes vindas do Sol Nascente. Enquanto é tempo, temos que escolher e ficar com o melhor. Viver nestas paragens, a milhares de quilômetros do governo, é o mesmo que não ter governo."
(Invenção de Onira, p.9-10)

Quem quiser adquirir o livro deve entrar no site da minha editora, LETRASELVAGEM, clicando no link abaixo:

1 comentários:

  1. O autor nos transporta para uma Amazonia fascinante, atraves de um estilo literario muito particular e criativo , bem ao estilo do caboclo amazonico.
    Definitivamente, uma viagem fantastica ao mundo da Amazonia ,onde revela fortes e ricos elementos do sincretismo do "Planeta Verde".
    Recomendadissimo.

    ResponderExcluir

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.