por Alessandro Atanes
O trabalho de Sandra Machado, na Pinacoteca Benedito Calixto, é prova material de como a expressão artística se alimenta de todos os gêneros e suportes. Cantos da Costa - Poesia em Traje, o título da exposição, é bem indicador disto: "Cantos da Costa" vem direto da literatura, é parte do título do livro de Flávio Viegas Amoreira: Escorbuto - Cantos da Costa. E "poesia em traje", por sua vez, nos põe em movimento entre as letras e os panos e cortes, cuja realização se completa no vestido azul com o verso em prata "chuva no mar é desejo", de Amoreira (é só ver ao lado, nas fotos da Isabela Carrari).
Mas não é só a leitura do autor que influenciou essa nova moradora de Santos. A artista se deixou impregnar pelas letras, pela arquitetura, pelo porto e pelas paisagem do litoral. Serviram de inspiração para outros trajes poemas de Vicente de Carvalho, a Frontaria Azulejada, o mosaico externo do prédio do Banco do Brasil na XV de Novembro, vitrais de Benedito Calixto, a calçada marrom e branca de pedras portuguesas da Ponta da Praia, o porto, a Mata Atlântica. Tudo virou traje.
As fotos de Isabela Carrari mostram locais emblemáticos da cidade como cenário para os vestidos, mas nada de cartão postal: da Frontaria Azulejada, do Edifício Enseada, da Rua do Comércio, da própria Pinacoteca só identificamos detalhes que emolduram roupa e modelo. Numa das salas do 1º andar, a fotógrafa apresenta uma individual de fotos fantasmais.
Home
»
benedito calixto
»
cantos da costa
»
estilo
»
flávio viegas amoreira
»
fotografia
»
frontaria azulejada
»
isabela carrari
»
moda
»
pinacoteca
»
poesia em traje
»
sandra machado
»
vicente de carvalho
» "Cantos da Costa - Poesia em Traje" de Sandra Machado
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Acho foda passar esse lance "Santista" de forma tão bacana como foi passada. Tinha visto sobre esse ensaio na tv, e fiquei feliz em saber que tem gente gente fazendo um trabalho do tipo, utilizando a paisagem urbana daqui como pano de fundo. Do caralho!
ResponderExcluir