quinta-feira, 8 de março de 2012


O projeto Futuráfrica – Afrobrazilian Grooves realiza festas mensais em Santos reunindo várias matizes da música e arte negra transatlântica. O grupo é um dos pioneiros do Sound System (discotecagem com acompanhamento vocal e instrumental) no Litoral Paulista. O estilo, que vem crescendo muito no Brasil nos últimos anos, teve origem na Jamaica, na década de 50, quando funcionava como uma rádio ao ar livre e meio de divulgação. Durante os anos 80 tornou-se febre na Europa e em várias partes do mundo.
O projeto foi idealizado e criado no ano de 2008 pelo DJ e Produtor Luiz Dias a.k.a DJ Lufer junto com papa do reggae caiçara DJ Dubkilla. Já passaram pelas festas realizadas pelo grupo nomes como BNegão (ex-Planet Hemp) , Veiga & Salazar, Xis, De Leve, SpeedFreaks. A Futuráfrica – Afrobrazilian Grooves também faz parte do circuito de djs de música brasileira e já teve a presença dos djs da Festa Criolina de Brasilia (DF) Pezão e Rodrigo Barata, e a niteroiense Tata Ogan.

Consolidado como um dos destaques da cena cultural de Santos, o Coletivo Futuráfrica – Afrobrazilian Grooves colocou a cidade definitivamente no circuito mundial do movimento musical Global Gheto Tech.  Prova disso é a festa “Bass me Mucho”, que acontece neste sábado (10/3), a partir das 23 horas, na Casa Noturna Base Arte Cultura, com a presença do DJs Rüstico, da Argentina, e axe.l, da Alemanha.

Os dois são destaques do movimento Global Gheto Tech, formado por ritmos que nasceram do acesso que vários artistas de locais periféricos e guetos mundiais tiveram a tecnologia, traduzindo a cultura local por meio de produções musicais eletrônicas. A noite conta, também, com os Djs e MCs da Futurátrica, acompanhados, pela primeira vez, pelo VJ Colante. 

Grupo pioneiro do Sound System (discotecagem com acompanhamento vocal e instrumental) no Litoral Paulista, o coletivo realiza festas reunindo várias matizes da música e arte negra. Já passaram projeto do Futuráfrica artistas como Marechal, Lurdes da Luz, Maga Bo e Digital Dubs. O objetivo, segundo um dos idealizadores do projeto, o Dj Luiz Dias, o Lufer, é o de trazer uma nova proposta para a noite santista, tendo a música como o carro chefe. 

Influência brasileira - Sebastián Chavarri, o DJ Rüstico, nasceu em Buenos Aires, na Argentina, mas começou a carreira em 2001 em Madrid, Espanha. Entre 2002 e 2004, morou na Bahia, onde sofreu forte influência de ritmos como o Forró, Maracatú e Samba. Atualmente vive em Mendoza, aperfeiçoando o seu estilo que costuma chamar de "Planet Beats", com altas doses de Latin Beats, AfroBrazilian, Balkan combinados como Cumbia Digital, Moombahton, B-More, Hip Hop e Global Bass.

Tem percorrido o Brasil nas principais festas do circuito de World Beats do mundo como Sambacana Grooves y Explode, em São Paulo, e o Babeleska, na Bélgica. Faz parte, ainda, do duo "The Pobretons" junto com Freak Castro, com trabalhos editados pelo selo novaiorquino Subatomic Sound. 
O DJ alemão axe.l, do selo germânico Globalibre, é um dos primeiros do estilo Globetrotting e, atualmente, tem experimentado um novo ritmo, o Moombahton, que começa a fazer sucesso em pistas de dança do mundo todo. 

O endereço do projeto Futuráfrica – Afrobrazilian Grooves na internet é http://www.myspace.com/festafuturafrica

Serviço
Festa "BASS ME MUCHO"
Dia : 10 de março
Horário : 23 horas
Local : BASE ARTE CULTURA - Rua da Constituição 415 - Santos - SP
Valor : quem tem o nome na lista paga R$10 reais. Email: futurafrica@gmail.com; na porta o valor é R$ 15 reais.
Organização : Coletivo Futurafrica & BASE

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.