segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O quadro que deu origem à performance
Dupla Los FriDOS apresenta tradução do quadro para a dança nesta quinta-feira (21), no Laboratório de Sensibilidades da Unifesp

Colocar em movimento os quadros da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) é o tema da performance “Alas Rotas – Frida Kahlo”, que a dupla Los FriDOS apresenta na quinta-feira, dia 21, às 17h30, no Saguão da prédio da Unifesp-Universidade Federal de São Paulo na Rua Silva Jardim, nº 136, Vila Mathias, em Santos.
A apresentação é uma atividade do Laboratório de Sensibilidades, programa do campus da Baixada Santista aberto a estudantes, professores, funcionários e convidados de fora da faculdade para formar um espaço de “inteligência coletiva”, dividindo conhecimento, sensações, experiências pessoais e o próprio trabalho da sensibilidade de cada um por meio das artes plásticas, artesanato, literatura e música.

Antes da apresentação na quinta-feira, Los FriDOS realizam na terça-feira, no mesmo local e horário, uma oficina sobre a experiência de transpor quadros imóveis para outras formas de expressão, no caso a música e a dança, como se fosse uma tradução de uma forma de arte para outra.

A obra que deu origem à primeira “tradução” da dupla é Autorretrato com Cabelo Cortado (imagem acima), de 1940, em que Frida Kahlo pinta a si mesma sentada em uma cadeira vestida de terno, enquanto mechas de seu cabelo a rodeiam. Na parte de cima, notas musicais formam uma canção.

Invenção – Apesar do grande número de autorretratos pintados por Frida Kahlo ao longo de sua carreira, os integrantes de Los FriDOS, Jeanice Ferreira e Alessandro Atanes (deste blog), buscam trazer à vida a personagem que está pintada, ao invés da mulher real, como em uma biografia. “O trabalho é tentar imaginar que movimentação faria a figura pintada. Que história está congelada ou escondida em cada quadro?”, conta Jeanice.

A tradução em movimento
Para traduzir, ou transcriar, Autorretrato com Cabelo Cortado, Los FriDOS iniciam a cena a partir de uma cadeira. Enquanto Jeanice Ferreira movimenta-se a partir das sugestões da Frida “imóvel”, o músico, caracterizado como Sua Majestade Negra, a morte, inicia temas criados a partir do blues. Nessa dança entre Frida e a morte se desenvolve a apresentação.

A escolha da morte como personagem é uma sugestão de outros quadros da autora, em que é recorrente a figura da caveira, ligada às comemorações do Dia dos Mortos no México. “Além do gosto pessoal pelo blues e por acreditar que ele casa bem com os quadros de Frida Kahlo, pensamos que fazer música mexicana tradicional, por exemplo, poderia nos levar à caricatura”, conta Atanes.

Outro elemento recorrente nos quadros de Frida Kahlo que é usado na performance é o fio vermelho. “O fio vermelho são as veias de Frida em alguns quadros, é por ele que as duas imagens no quadro ‘Duas Fridas’ são ligadas. O fio é também a linha do tempo, costurando as cenas”, conclui Jeanice.

Serviço:
Alas Rotas - Frida Kahlo
Oficina
Dia 19, terça-feira, às 17h30
Apresentação
Dia 21, quinta-feira, às 17h30
Local
Saguão da Unifesp, Rua Silva Jardim, 136, Vila Mathias Santos
Promoção
Laboratório de Sensibilidades
http://laboratoriodesensibilidades.wordpress.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.