Vitral de Benedito Calixto no Museu do Café |
Nelson Pirotta vai falar sobre os elementos estetizáveis obrigatoriamente presentes nas Belas Artes e cuja presença ou não nas Artes Aplicadas – artes decorativas, artes e ofícios, design, cerâmicas, artesanatos e ornamentos – as transformam ou não em objetos de arte.
A explanação do professor é acompanhada pela apresentação de diversas reproduções de obras de arte, o que leva o espectador a estabelecer relações entre conceito e prática. O evento destina-se a artistas plásticos, designers, arquitetos, decoradores, artesãos, arte-educadores, estudantes de arte e demais interessados.
Pesquisar e registrar a História da Arte é algo que faz parte da vida de Nelson Pirotta há algumas décadas. A vasta experiência deste pesquisador é fruto principalmente do contato direto com originais de grandes artistas, espalhadas por centenas de museus e instituições culturais no mundo, além do mergulho na bibliografia sobre o tema, seja no ambiente acadêmico ou até mesmo em casa, nas horas de lazer. Todo esse conhecimento é compartilhado semanalmente com os alunos do Ciclo de Estudos sobre Estética e História da Arte, na Pinacoteca. As inscrições, aliás, estão abertas aos interessados em aprender com este grande especialista sobre o universo das artes.
Graduado em História, Nelson é professor licenciado pela Universidade Católica de Minas Gerais, técnico em Engenharia do Conhecimento, pesquisador em História da Arte e Estética e pesquisador em História da Arte. A proposta da Campo Visual – Difusão de Cultura, empresa que dirige junto com Egydio Colombo, é ampliar seus projetos na cidade. Egydio é mestre em Artes Visuais, arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da USP, tem especialização em Museologia também pela USP e foi diretor do Museu Estadual de São Luis do Paraitinga. Em São Paulo é professor de Estética e História da Arte. O currículo da dupla dá, portanto, uma pista do que eles têm a oferecer à cidade.
A palestra no sábado é um aperitivo que inevitavelmente amplia a vontade de conhecer mais sobre o tema. A entrada franca, assim como o estacionamento é gratuito (acesso pela Avenida Epitácio Pessoa). A Pinacoteca fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15.
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.