Marco Aurélio Cremasco
Vão chegando, minha gente, vão
chegando. Jesusinho não aguenta mais ficar com os bracinhos abertos naquela
manjedoura pobrinha. O burrinho, que carregará Nossa Senhora na fuga para o
Egito, está cansado de esperar e os magos já querem ir embora – anunciava-se,
no alto-falante do Cine Guayrá, "Vida, Paixão e Morte de Jesus Cristo.
Todo ano, toda Sexta Santa haveria de ter aquele filme. O filme de sempre.
Desde sempre a película cortada na Última Ceia. Não havia a cena, mas o milagre
da fé fazia-se por lá. Filmes e filmes. Quem tinha televisão? O cinema era a
praia daquela gente. A cortina vermelha. Ray Conniff antes dos filmes. As
crianças sentavam-se nas primeiras poltronas, em frente à tela. Os de mais
idade nas fileiras do meio. Na última, o pessoal dos hormônios. Nesta fila,
sentaram-se Lírio José e Rosa Lúcia na matinê de domingo. Mr. Conniff os
recebeu com "La Mer". Primeira vez que Lírio José e Rosa Lúcia foram,
juntos, ao cinema para assistirem "Coração de Luto". Tímido, não
sabia o que fazer com os braços. Rosa Lúcia pediu.– Pega a minha mão. O cinema
girou, o coração de Lírio José à mil.– Não, assim não, meu lindo. Lírio José
morreu na quinta e Rosa Lúcia nunca se casou e passou a dançar, maluquinha da
silva com um lírio branco preso à saia, "Besame Mucho".– O Cine
Guayrá tem a honra de apresentar... Tarzan, Godzilla, Django, Elvis Presley,
Rita Pavone, Roberto Carlos em "O diamante cor de rosa". As
gargalhadas do Mosca. Ria-se mais das gargalhadas do que das presepadas do
Jerry Lewis e Mazzaropi juntos. O dono do cinema deixava-o entrar na faixa,
pois sabia que o público dobrava e adorava as suas gargalhadas, pois era sinal
de sucesso.– Olha lá, Mosca, o filme queimou. Os cortes e a luz acesa (súbito).
Olhos inocentes.– O que aconteceu? De novo? Ô Mosca, ri pra nós! Do silêncio
mórbido para a algazarra era fiapo de raio. Gritaria. Batida de pés. Assovios.–
O Cine Guayrá tem a honra de apresentar, em primeira exibição, "O
Álamo." Fila enorme estendeu-se junto à bilheteria. O preço do ingresso
duplicou e parte da turma não se conformou. Ovos alçaram voo do Bar do Bari
para alcançarem o povo ansioso para ver o John Wayne na pele do coronel Davy
Crockett. Um dos ovos acertou a Norma Jane. Logo a Norma Jane! Logo a Norma Jane
dos decotes largos. Logo a Norma Jane dos cabelos oxigenados e pinta falsa na
bochecha. Logo a Norma Jane, caramba! A primeira briga generalizada naquela
pequena cidade, encravada no interior daquele país, foi deflagrada por ovo
quebrado nos seios fartos da Norma Jane. Tristeza maior foi o anúncio no
alto-falante do Cine Guayrá, na manhã seguinte, precedido da "Ave
Maria" de Gounod, da morte de Norma Jane. Entre ovos alados, um disparo
alcançara a voluptuosa Norma Jane. Tiro dado por marido traído após descobrir
que, enquanto encantava a plateia com suas gargalhadas e entrava sem pagar, sua
mulher deliciava-se na sala de projeção. Dias depois, o cinema fechou. O dono
não suportou tamanha dor.
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