segunda-feira, 16 de abril de 2018

Foto: Márcia Costa


Por Juremir Machado


Somos milhões de uns. Somos também milhões de outros. Uns dançam. Outros bailam. Uns assobiam. Outros chupam cana. Uns fazem. Outros acontecem. Uns criam. Outros editam. Uns vão para a cadeia por indícios. Outros ficam no Senado com fartura de provas. Uns vão em cana. Outros vão para as Minas e Energia. Uns são derrubados graças a pretextos tirados de velhas e sujas cartolas. Outros são empossados de fraque e estola por terem conspirado pregando moral de cueca. Uns vão para casa com votos. Outros vão para o Planalto sem o aval das urnas. Uns têm foro privilegiado. Outros têm o fórum e os tribunais à disposição para ser condenados. Uns traficam recursos públicos. Outros têm embargos negados. Uns fazem a lei. Outros mudam as leis que não podem fazer. Uns fazem programas. Outros têm programa. Uns compram no mercado. Outros se vendem.

Somos milhões de uns. Somos milhões de outros. Uns exploram os outros. Uns ganham mesmo quando perdem. Outros são expulsos do jogo para que não ganhem. Uns votam por convicção. Outros decidem por colegialidade. Uns votam princípios. Outros se escondem nos casos concretos tratados como abstração. Uns dizem o que a massa pode ver. Outros só veem o que não lhes é escondido. Uns caem e são odiados pelo melhor que fizeram. Outros sobem e são tolerados para reinstalar o pior. Uns a gente derruba. Outros a gente não deixa voltar. Uns batem panelas quando interessa. Outros tapam os ouvidos para não explodir. Uns fecham a janela e cozinham quando a coisa ferve no lado de fora. Outros não têm panela para colocar no fogo. Uns elogiam a coerência da rosa em horário nobre e nacional. Outros revelam a sua incoerência anterior sem conseguir agendamento na mídia global. Uns perseguem. Outros são perseguidos. Uns perseguem e depois acusam o perseguido de vitimização. Uns mamam. Outros secam. Uns calam. Outros se ralam.

Uns são pegos na Lava Jato. Outros partem livres nos seus jatos. Uns delatam. Outros têm algum recato. Uns pagam e inflam o pato. Outros são jogados no mesmo balaio de gatos. Uns dizem que apenas relatam. Outros recebem a versão dos fatos. Uns transitam sem julgamento. Outros não merecem que se espere o trânsito em julgado. Uns odeiam os outros. Uns têm auxílio-moradia e camarotes. Outros não têm casa para morar nem apoio para sonhar com um teto. De uns se fala. Para outros não se acha lugar na pauta. Uns são malas. Outros são mulas. Uns vivem na corte suprema. Outros morrem antes da primeira instância. Uns recorrem ao latim para enrolar os que se defendem no português. Outros projetam aprender inglês na esperança de um futuro melhor. Uns juram que não mentem, no máximo omitem. Outros querem apenas saber a verdade. Uns rasgam a Constituição em nome da legalidade e do combate à impunidade. Outros são assassinados a tiros por denunciar condenações sumárias à morte e esculachos da sorte e de autoridades.

Somos milhões de uns. Somos milhões de outros. Uns são poucos e podem muito. Outros são muitos e podem pouco. Uns vivem e gozam. Outros resistem e provam o pão que a justiça messiânica amassou. Quem se interessa por isso?

1 comentários:

  1. Sensacional. Sensível e inteligente. Muito obrigado, Juremir. Um abraço fraterno. Jean Pierre Chauvin

    ResponderExcluir

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.