Através da realização de uma série de saraus e encontros culturais realizados entre 2008 e 2010, A Pinacoteca Benedito Calixto passa a fazer parte do circuito de saraus e encontros líteromusicais do Estado de São Paulo, promovidos e organizados pelo Instituto Poesis e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, integrando o Mapa Literário do Estado ao lado da Casa das Rosas e do Museu da Língua Portuguesa.
Para comemorar a notícia e celebrar o aniversário da cidade de Santos, a Pinacoteca Benedito Calixto, juntamente com o Instituto Ocanoa e o Projeto Canoa, realizam no aniversário da cidade nesta terça-feira 26 o Sarau Santista, que vai das 16 às 19 horas.
Reunindo artistas e pesquisadores da região, preocupados com sua herança histórica e sua identidade cultural, o Sarau Santista promove a valorização da arte contemporânea caiçara através da literatura, música e demais linguagens artísticas.
O Sarau conta com a participação do escritor, jornalista e agitador cultural Flávio Viegas Amoreira, que interpretará um poema original sobre Santos e fará, juntamente com Márcio Barreto, o anúncio oficial do ingresso da Pinacoteca no Mapa Cultural do Estado de São Paulo.
O evento contará também com a apresentação do Percutindo Mundos, grupo experimental de “música contemporânea caiçara”, formado por Márcio Barreto, Fernando Santos, Paulo Infante e Carla Fá.
Alessandro Atanes (compositor, músico e jornalista) apresentará suas composições e acompanhará leituras poéticas.
O Trio Kaanoa (Zéllus Machado, Maíra de Souza e Mauro Fecco), mostrará suas músicas inspiradas no cotidiano santista e caiçara.
O Sarau contará também com exposição fotográfica de Biga Appes e Adilson Félix, importantes fotógrafos cujo trabalho tem expressão internacional.
Segundo Flávio Viegas Amoreira e Márcio Barreto, organizadores do evento, o Sarau funda uma nova época para a arte santista, pontuada pela vanguarda e pelo “sentimento atlântico do mundo”.
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.