segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alessandro Atanes

Flávio Viegas Amoreira, deste blog, mostra sua face oscarwildeana com o lançamento de "Desaforismos", em 5 de maio, às 17 horas, na Pinacoteca Benedito Calixto (Santos). A publicação sai pela Edições Caiçaras.

Pescados pelo editor Márcio Barreto no mar bravio do facebook, seus aforismos fazem da literatura uma ponte entre o desencanto e a salvação para quem sabe e sente em demasia. "Capaz de levar-nos do riso à perplexidade, Flávio Viegas Amoreira nos surpreende com seus comentários refinados, sua erudição verborrágica e seu coração atlântico", conta o criador da editora.

Neste livro, vemos o humano, o demasiado humano e o além do homem se transbordando em vastos pensamentos através da arte que o personifica tão bem - a literatura muitas vezes fragmentada, reinventada, deglutida, gritada e sussurrada pelos corredores da criação. Como diria Flávio: "Amo demais, percebo demais o mundo e as pessoas, sinto uma melancolia que adoço com vinho de sempre...". E o mural do Facebook foi escolhido pelo autor para suas observações e intervenções.

Dono de uma personalidade amada por uns e odiada por outros, Flávio é capaz de nos enternecer, fazer pensar, sorrir e, principalmente, questionar o status quo vigente: "Somos mentiras sordidamente urdidas com esmero de artesão, nunca saímos de nada pensando transitar no que chamamos vida". Por outro lado, é capaz de aceitar e entender como ninguém a profundidade abissal do sentimento: "Perder um amor não é nada perto de perder a vontade de sonhar novos amores...".

Assim, pouco a pouco, vamos conhecendo Flávio Viegas Amoreira, suas nuances, opiniões sobre a vida, a arte, o cinema, os grandes pensadores, sua referências artísticas, sonhos, uma verdadeira máquina de emoções disparando ao gosto da vida. O livrro acompanha, à guisa de pequenos prefácios, declarações de diversos artistas sobre Amoreira, tais como Gilberto Mendes, Edson Amancio, Marcelo Ariel, Wagner Parra, Guhga Benício, Madô Martins, Regis Bonvicino, Leopoldo Pachco, Euler Santi, Marcos Piffer, Domingos Meira, Talles Machado Horta, Luiz Afonso Costa de Medeiros, Fabricio Lopez, Cláudio Nigro e o autor desta resenha.

Como escreveu Umberto Eco, "não há nada de menos definível que o aforismo". O termo vem do grego "coisa colocada à parte para uma oferenda", chega à sentença concisa e à "breve máxima que exprime uma norma de vida ou uma sentença filosófica". Conta o autor italiano que Alex Falzon, ao editar os aforismos de Oscar Wilde, definiu o termo como "uma máxima em que não conta apenas a brevidade da forma, mas a argúcia do conteúdo". Aí já estamos mais próximos dos desaforismos de Flávio (ao que se soma também o sentido de desaforo), cunhados à quente no mundo instantâneo on line e agora materializados em livro.  

O autor
Escritor, crítico literário e jornalista; Flávio Viegas Amoreira já lançou dez livros entre poesia, contos e romance. Além da REvista Pausa, colabora com diversos jornais, revistas literárias e sites. Faz parte da antologia Geração Zero Zero, com seleção de Nelson de Oliveira, com autores  autores de vanguarda surgidos no começo do século. Foi traduzido e adotado por universidades européias e norte-americanas. Fundador com Gilberto Mendes do “Fórum Santos Cultural”, de resgate das tradições de vanguarda e cultura do Litoral Paulista e do “sentimento atlântico do mundo”.

A editora
A Edições Caiçaras é uma pequena editora independente artesanal inspirada nas cartoneras da América Latina, principalmente na Sereia Ca(n)tadora de Santos e na Dulcinéia Catadora de São Paulo. Nasceu da dificuldade homérica e labiríntica em publicar em uma editora convencional. É uma forma de reavivar o ideal punk do “faça você mesmo”, incentivando a auto-gestão e o uso da habilidade manual, algo que está se perdendo em nossa sociedade tecnocrata. Para a filosofia da Edições Caiçaras, mais do que um caráter social, interessa ousar na forma e no conteúdo. Na forma é um aprimoramento das técnicas das cartoneras - os livros são feitos com capa dura, costurados com sisal e presos com detalhes em bambu, e no conteúdo, prioriza um diálogo profundo com a Internet e com as literaturas locais do Brasil.

Serviço
Desaforismos - Flávio Viegas Amoreira
Edições Caiçaras
Lançamento:
Pinacoteca Benedito Calixto
05 de maio - 17 as 20 hs

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.