sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lançamento do livro Discursos Midiáticos: Representações e Apropriações Culturais, do grupo CoMMunicult – Cultura nas Mídias e Mediações Culturais,  que reúne pesquisadores de diversas instituições

Patrícia Galvão em seu ofício de jornalista
As relações entre Comunicação e Cultura embasam as discussões do livro Discursos Midiáticos – Representações e Apropriações Culturais, da Editora Metodista. A obra, que reúne trabalhos de 14 pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, será apresentada e debatida no dia 17 de abril, na Universidade Metodista de São Paulo, às 14h, no Anfiteatro do Edifício Iota (entrada pela Rua Planalto, 106, Rudge Ramos – São Bernardo do Campo, SP), com a realização de um Seminário. O jornalismo cultural é tema de dois artigos.

Márcia Costa, deste blog, contribui com o texto Jornalismo cultural: a produção de Patrícia Galvão no jornal A Tribuna (Santos), enquanto Fabíola Tarapanoff assina o texto Caleidoscópio cultural: um estudo sobre jornalismo nas publicações Ilustrada, Caderno2, Bravo! e Cult.

O  artigo de Márcia, mestre e doutoranda da Metodista, aborda o ofício de Patrícia Galvão como jornalista cultural em Santos entre 1957 e 1961. A partir do acompanhamento de sua trajetória intelectual, a autora identificou, por meio de uma análise de conteúdo qualitativa da coluna Literatura, produzida pela jornalista ao longo de quatro anos em A Tribuna, as características definidoras de sua produção ao longo de quase quatro décadas de dedicação à imprensa: a busca constante pela divulgação da vanguarda, a preocupação didática, a autonomia intelectual, a defesa da literatura como forma de emancipação social e o diálogo com os escritores e intelectuais locais, nacionais e internacionais.

O estudo situou Patrícia Galvão em uma geração que contribuiu para modernizar o debate de idéias e a própria linguagem dos periódicos. A produção destes intelectuais reforçou o papel do jornal como instrumento de análise e crítica frente às discussões sobre cultura e sociedade, o que permite entender a imprensa como um território que abriga produções simbólicas diversas. A pesquisa, fruto da dissertação de mestrado da pesquisadora, será publicada em livro em 2012 por meio do Fundo Municipal de Cultura de Santos.

Jornais e revistas - Com o intuito de entender melhor como se pensa e se produz jornalismo cultural na mídia impressa brasileira contemporânea, Fabíola Tarapanoff realizou, para sua pesquisa de mestrado, entrevistas com editores e colunistas das quatro das principais publicações de cultura da atualidade: Ilustrada (Folha de S.Paulo), Caderno2 (O Estado de S.Paulo), Cult (Editora Bregantini) e Bravo! (Editora Abril). As entrevistas foram realizadas entre outubro de 2009 e janeiro de 2010 e o resultado é apresentado na obra. A autora também é doutoanda da Metodista.

Livro - Os textos que compõem o livro Discursos Midiáticos – Representações e Apropriações Culturais, organizado por Laan Mendes de Barros, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, resultam de estudos realizados entre 2005 e 2011, articulados no grupo de Pesquisa CoMMunicult – Cultura nas Mídias e Mediações Culturais, liderado por Barros em conjunto com a também docente do programa Magali do Nascimento Cunha.

Agregando pesquisadores de diversas instituições, como PUC-Campinas, Cásper Líbero, UNIP, FIAM-FAAM, Rio Branco, UNISA, e da própria Metodista, o livro reúne um conjunto de trabalhos em diálogo uns com os outros, em articulações entre Comunicação e Cultura; meios e mediações; representações e apropriações. Os trabalhos ora debruçam-se sobre a análise das representações culturais nos discursos midiáticos; ora focam-se na análise das apropriações desses discursos por parte dos receptores. “É, portanto, no confronto entre mídia e mediações que se articulam estes textos, que embora assinados por autores individuais, refletem uma construção coletiva”, explica Barros no prefácio.

O livro pode ser adquirido por R$ 35,00 pelo site da Editora Metodista.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.