sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Por Márcia Costa

ponte romana e catredal

Salamanca é uma cidade em que Arte, História e Arquitetura se unem para despertar no viajante o impacto de um dos mais harmoniosos conjuntos arquitetônicos da Espanha, rico em originalidade.

Considerada uma das mais belas cidades do país, esta província de Castela e Leão é um palco aberto onde igrejas, edifícios, monumentos e ruas abrigam inúmeras atrações culturais, formando há séculos um belo mosaico urbano.

Ao mesmo tempo em que seu desenho reforça a cada momento sua identidade espanhola, a cidade exala também interculturalismo, recebendo turistas e estudantes do mundo todo.

Por estas ruas tão castelhanas passam diariamente milhares de viajantes, que vão à cidade para estudar ou passear, revelando uma cidade viva, acolhedora e dinâmica.

Eles escolhem o destino para aprender espanhol, o que fez de Salamanca uma das mais importantes referências do turismo idiomático.

Isso por conta do prestígio de instituições como a tradicional universidade de Salamanca, construída em 1218, a mais antiga da Espanha, e da excelência dos centros de ensino de espanhol, como o colégio Delibes, que há 15 anos ensina espanhol para estrangeiros, incluindo santistas.

Caminhar por Salamanca é sempre uma surpresa visual. A arquitetura rica abrange o românico, passando pelo Renascimento e pelo Barroco, estilos que muitas vezes se superpõem em uma mesma construção, como na Catedral da cidade que, em seu período de 400 anos de construção, é um verdadeiro documento da sucessão de estilos arquitetônicos. Além disso, as edificações possuem um equilíbrio visual decorrente da adoção na construção de uma pedra amarelada, que predomina na região, que torna a cidade dourada.

monumento

Todo o conjunto histórico é percorrido a pé (o acesso de automóveis é limitado). Ao caminhante, a cidade revela agradáveis surpresas, a começar pela Praça Maior, o coração do lugar, o grande salão, ponto de encontro, onde se pode tomar a refrescante clara (chopp com soda limonada ou água com gás), acompanhada por tapas (os deliciosos e famosos petiscos espanhóis).

praça maior 1

A catedral representa a espiritualidade que toma conta do ar samantino.

catedral

A universidade representa o acesso ao conhecimento. São referências mundiais a Universidade Pontifícia Católica e a Universidade de Salamanca (foto).

universidade de Salamanca2

Durante a noite é possível passear pelos monumentos iluminados ou conhecer bares, pubs e discotecas, a maioria erguida com cuidadosa decoração.

Do tradicional Bar Cervantes tem-se uma vista da Praça Maior.

cervantes

Considerada patrimônio cultural da humanidade, Salamanca tem intensos eventos, como festivais de jazz, teatro nas ruas e apresentações musicais tanto da cultura européia quanto espanhola.

Durante todo o ano a cidade conta com intensa atividade cultural desenvolvida graças a importantes centros, como o Teatro Liceo, o Centro de Artes Cênicas e de Música ou a Sala de Exposições São Domingo da Cruz. Em julho, por exemplo, ocorrem festivais de blues, música erudita e teatro.

A arte está por todos os cantos desta cidade centenária, que aproveita sua arquitetura histórica para servir de palco para apresentações teatrais, musicais. Exemplo disso ocorre na Cueva de Salamanca, que representa um outro lado da cidade oculta, enigmática e atrativa. Nela estão a cripta da antiga igreja de San Cebrián e a torre de Villena. A lenda conta que neste local o diabo ensinava ciências ocultas, de onde o Marqués de Villena escapou.

cueva

1 comentários:

  1. Que prazer ler à respeito de Salamanca, onde estive recentemente. A descrição que Márcia faz do lugar é fascinante e me fez reviver cada detalhe das caminhadas que fizemos pelas tardes e noites, principalmente pela Praça Maior, maravilhosa!!!!!!!!!!!
    Gracias Marcita!

    ResponderExcluir

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.