sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Com mediação do escritor Flávio Viegas Amoreira, deste blog, o neurologista e escritor Edson Amâncio fará a palestra A genialidade, a criatividade, a memória e os avanços da neurociência, em que abordará as interligações entre talento artístico e genialidade científica com transtornos bipolares, depressão, ansiedade, esquizofrenia e epilepsia. O bate-papo acontece agora no sábado (19), a partir das 17 horas, na Pinacoteca Benedicto Calixto, na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, Santos. A entrada é franca.

Nome reconhecido da neurociência brasileira, com ampla experiência médica internacional e integrante do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, Amâncio é o primeiro convidado a participar do projeto “Café Cultural”, na Pinacoteca Benedicto Calixto, coordenado por Amoreira.

Profundo conhecedor da vida e obra do russo Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski, Edson Amâncio é ainda, romancista, contista, cronista e pesquisador, com vários livros editados. é autor de O homem que fazia chover e outras histórias inventadas pela mente,  onde discorre sobre as ligações ainda obscuras entre distúrbios psíquicos e genialidade e comenta casos clínicos bizarros de pacientes comuns e de mestres como John Nash, Bill Gates, Mozart, Van Gogh, Flaubert, Machado de Assis e Virginia Woolf.

Para Flávio Amoreira, idealizador do projeto, “Dr. Edson Amâncio é, no Brasil, um dos humanistas que mais estreita as pontes entre Ciência e Arte, as duas grandes fronteiras de resistência da civilização ao declínio e à barbárie. Através da Neurociência é quem mais entende daquilo que denominamos de modo difuso como Alma!”

Serviço
Café Literário
O projeto passa a fazer parte da programação fixa da Pinacoteca Benedicto Calixto. Acontece em um sábado por mês e consiste de um bate-papo com pensadores, escritores, atores, artistas plásticos e profissionais ligados à criação e pensamento de vanguarda, com o objetivo de abordar novos caminhos da cultura e levar à reflexão sobre os temos transmodernos.

Café Cultural com Dr. Edson Amâncio
Tema: “A genialidade, a criatividade, a memória e os avanços da neurociência”
Data: 19 de fevereiro de 2011 (sábado)
Horário: 17h00
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos/SP
Estacionamento livre: Avenida Epitácio Pessoa, 100 – fundos da Pinacoteca

Com informações da assessoria de imprensa da Pinacoteca
Isa Santos – (13) 7810.0780 – ID 99*1522
Gisela Kodja – (13) 7809.9056 – ID 90*12895

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.