sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


Por Marcelo Ariel

A pintura é o sonho da luz e os mitos são a música da natureza humana, desde meu primeiro contato com a obra de Panayotis Kontokanis, pude ver nos quadros dele, uma síntese entre estas duas forças: A do sonho e a do mito. No trabalho dele, o sonho e o mito são o transporte e a transfiguração, transporte para o plano dos mitos e desse plano até o plano da nossa realidade, a visão de alguns de seus quadros equivale ao ato de abrirmos uma janela para a dimensão interior, onde vivem os mitos, no caso os mitos gregos e também um acesso à transfiguração da nossa realidade e do nosso mundo através da transformação da paisagem em  sonho. Panayotis dialoga ao mesmo tempo com o sonho da luz em Turner e em Blake, o diálogo com Turner se dá pelo que podemos chamar de visão da paisagem como um mito vivo sonhado e o diálogo com Blake, pela capacidade de criar cosmogonias centradas nos mitos. Podemos afirmar que Panayotis é um nobre servidor dos mitos e da luz. O poeta grego Nikos Kazantzakis, afirmava que  servidores do mito, como ele, vislumbram em vida a extraordinária  ilha da harmonia através da visão interior da beleza  e transcendem o caos e o tempo.

Nota: As pinturas de Panayotis estão em exposição  no Centro Cultural Mestre Assis (Largo 21 de Abril, 29), Sala Jaldo Jones, de 7 a 26 de janeiro de 2011, das 9 às 18 horas em Embu das Artes. Maiores informações aqui: http://www.embu.sp.gov.br/e-gov/noticia/?ver=3425

5 comentários:

  1. Suas palavras tiraram, mais de uma vez, lágrimas de meus olhos. Incrível como você viu Panayotis através de sua obra! Lindo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço a voce ,tamben a sua mae Daisy,nao sei si voce lembra de min?Sou Henri o Frances

      Excluir
  2. Recomendadíssimo, fui ver e me encantei com os quadros

    ResponderExcluir
  3. Eu sou pesaroso ouvir-se sobre a passagem de seu pai. Eu apenas encontrei de meus mãe e pai. Eu apenas quero dizer-lhe quanto eu amo Theo Panayotis e as alegrias que nos trouxe. Seu pai a memória de s continuará a viver em nossos corações e mentes. Com o todo meu amor, su primo Antonio (Manolaki) Kontokanis.

    ResponderExcluir
  4. Jamais esquecerei o dia em que conheci esse grande artista na praça láaaa em Embú das artes,fiquei olhando um quadro que ele havia pintado , olhando por uns bons quarenta minutos, ele nada falou achei estranho, dei uma volta na praça mas nada me chamou a atenção a não ser um livro que estava dentro de um sebo na rua acima ao qual eu comprei por R$ 1,00 (hum real),a revolução francesa , mas enfim voltei lá fiquei olhando ele se levantou colocou os braços sobre meus ombros e disse jovem esse quadro eu pintei para que você levasse para sua casa, fiquei intrigado , mas continuei ouvindo com atenção as sua palavras,ele me viu com minha esposa ao lado, eu havia casado recentemente na época, mas enfim acabei comprando com uma certa dificuldade, não que não valesse o valor pedido , apenas estava no começo da minha de casado ,lembro-me que ele foi entregar em casa, ele fez questão,,,,na época morava na cidade de osasco, dei um sinal e ele levou 2 cheques, hoje este lindo trabalho dele permance a abrilhantar minha sala, um enorme quadro de natureza morta um enorme pote de cobre com enormes girassóis,antes de sair fez uma dedicatória...QUE DEUS O TENHA EM BOM LUGAR,MUITO OBRIGADO AMIGO,PANAYOTIS.

    ResponderExcluir

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.