A partir do dia 9 de maio, o jornalista e historiador Alessandro Atanes, deste blog, autor do livro Esquinas do Mundo: Ensaios sobre História e Literatura a partir do Porto de Santos, promove no Fórum da Cidadania a terceira edição da oficina Conheça Santos por meio da Literatura. O objetivo da oficina é reunir interessados em escrever sobre a cidade e, como nos anos anteriores, produzir um livro artesanal com os textos dos participantes. A oficina acontece às quintas-feira, das 19h30 às 21h30.
Nesta quinta, dia 2, às 19h30, Atanes apresenta a oficina em aula aberta na sede do Fórum na Estação da Cidadania, na Avenida Ana Costa, 340, em que serão apresentados os módulos da oficina. A novidade do ano é que cada participante poderá escolher os módulos que mais interessam, garantindo assim o envolvimento de cada um, como se cada módulo fosse um grupo de estudo sobre o tema. As inscrições podem ser feitas na sede do Fórum ou pelo telefone 32212034. Mais informações sobre esta e outras oficinas pelo e-mail contato@forumdacidadania.org.br.
Os textos realizados durante as edições anteriores da oficina foram publicados nos livros artesanais Santos revisitada Vol. I (2011) e Santos Revisitada Vol. II (2012, foto), feitos com capas de papelão produzidas pelos próprios participantes. Os livros foram editados por meio de parceria entre as editoras artesanais Estação Catadora e Sereia Ca(n)tadora.
Abaixo, a programação:
Conheça Santos por meio da Literatura – Nossa cidade vista pela poesia, ficção, textos históricos e relatos de viagem
Módulo 1 – Introdução ao tema: questões gerais sobre o estudo das relações
entre História e Literatura
a. O que é ficção – invenção e mentira, diferenças.
b. Apresentação dos módulos.
c. Uso da literatura e da ficção como fonte de conhecimento histórico.
d. Literatura como forma de conhecimento sobre o mundo.
Módulo 2 – O ciclo da literatura de identidade portuária
Um panorama sobre as obras que são ambientadas no Porto de Santos.
a. Primórdios: Vicente de Carvalho, o Poeta do Mar;
b. Navios Iluminados (romance, 1937), de Ranulpho Prata;
c. Cais de Santos (romance, 1939), de Alberto Leal;
d. Agonia na noite (romance, 1956), de Jorge Amado;
e. Os viralatas da madrugada (romance, 1980), de Adelto Gonçalves;
f. Cais (poesia, 2002), de Alberto Martins;
g. Barcelona Brasileira (romance, 2003), de Adelto Gonçalves;
h. A História dos Ossos (novela, 2005), de Alberto Martins;
g. Santos – Natureza e Arquitetura em Fotopoemas (haikai, 2011), de Regina Alonso
h. Costa a Costa (poesia, 2012), de Ademir Demarchi, entre outros.
Módulo 3 – O horror vem pelo porto
a. O conto O Horla, de Guy de Maupassant;
b. As descrições do trabalho portuário em Navios Iluminados;
c. Máquinas que se transformam em monstros: Navios Iluminados, 2666 (Roberto Bolaño) e as imagens de La Boca do pintor argentino Quinquela Martín;
d. Um navio nazista em Santos em Agonia na Noite.
e. Vila Socó revisitada: o horror industrial na poesia de Marcelo Ariel.
Módulo 4 – Imigrantes na cidade: As travessias e destinos dos personagens na literatura portuária entre Portugal e Espanha e os portos de Santos e Buenos Aires
a. Navios Iluminados;
b. Barcelona Brasileira;
c. A abertura de As crônicas do Brasil, de Rudyard Kipling.
d. Judeus e alemães na cidade durante a segunda guerra em Danielle em surdina, lamgsam, de Gilberto Mendes.
Módulo 5 – Os poemas de chegada: o que escreveram sobre Santos escritores que chegaram ao Brasil pelo porto da cidade
a. Pablo Neruda: Santos revisitado;
b. Oswald de Andrade: Contrabando;
c. Blaise Cendrars: Chegada em Santos;
d. Elizabeth Bishop: Chegada em Santos.
Módulo 6 – Mas o que narram aqueles que ficam?: as imagens poéticas de autores que viveram ou vivem em Santos
a. Narciso de Andrade;
b. Roldão Mendes Rosa;
c. Madô Martins;
d. Alberto Martins;
e. Flávio Viegas Amoreira;
f. Ademir Demarchi;
g. Regina Alonso.
Módulo 7 – A geografia literária da cidade portuária: as ruas da cidade de Santos em mapas do território da ficção portuária desenhados a partir dos itinerários e movimentos dos personagens da ficção
a. O isolamento do bairro portuário em Navios Iluminados.
b. De uma ponta a outra da cidade de carona no carro de Martins Fontes,
personagem de Barcelona Brasileira;
c. De bonde pelas ruas de Santos;
d. Especulação imobiliária em Pablo Neruda e Zéllus Machado.
Módulo 8 – Literatura e cinema I: a narrativa cinematográfica do poema Fugindo ao cativeiro, do livro Poemas e Canções (1908), de Vicente de Carvalho.
a. A História do livro;
b. O prefácio de Euclides da Cunha;
c. Poeta do mar? Não só isso;
d. A atuação política de Vicente de Carvalho;
e. Leitura e comentários sobre o poema.
Módulo 9 – Literatura e cinema II: os portos da aventura.
a. King Kong, Os suspeitos, As Bicicletas de Belleville;
b. As aventuras emocionais: A dama do cachorrinho (Tchecov) e Emma Zunz (Jorge Luis Borges);
c. Sindicato dos Ladrões ou À beira do cais, o caso de uma tradução errada.
Módulos 10 – Literatura contemporânea, o cenário de Santos.
a. Flávio Viegas Amoreira, Desaforismos, desaforos, linguagem e o Facebook como plataforma poética;
b. Ademir Demarchi, poeta, editor, crítico;
c. Demarchi em espanhol, Marcelo Ariel em francês;
d. Editoras artesanais: Sereia Ca(n)tadora e Edições Caiçaras;
e. A poesia visual de Paulo de Toledo;
f. A divulgação histórica por meio da ficção nos livros de Sergio Williams;
g. Eventos literários: Sarau Caiçara, Tarrafa Literária, Fundo Municipal de Cultura.
Módulo 11 – Novos nomes da poesia e narrativa de Buenos Aires, Montevidéu e Lima.
a. Peru: Óscar Limache e a língua do porco espinho, O Rio de Javier Heraud, Antonio Cisneros, César Vallejo, e Carlos Oquendo de Amat;
b. O fenômeno “cartonero”: Comentários sobre as editoras Eloísa Cartonera (Buenos aires), La Propia Cartoneira (Montevidéu) e outras editoras artesanais.
c. Apresentação e traduções de autores inéditos em português.
d. Diplomacia literária e diálogos a partir do porto de Santos.
Módulo 12 (20/07) – Considerações finais sobre a literatura produzida em Santos ou sobre a cidade, relacionando os textos produzidos na oficina com as obras
analisadas durante os módulos.
Produção textual
Ao longo da oficina, os participantes irão elaborar textos sobre a cidade, ficando o gênero à escolha de cada um, contribuindo para a criação de conhecimento sobre a cidade. No caso de professores e outros profissionais que lidam com o público, a produção poderá se focar na preparação de material paradidático.
Os participantes poderão escolher três opções de produção textual:
a. Criar uma ficção (poema ou narrativa curta) que narre a ação de um ou mais personagens durante um percurso pela cidade.
b. Análise de um dos textos comentados durante as oficinas.
c. Preparação de material paradidático e/ou ensaístico sobre um ou mais textos comentados durante a oficina e/ou sobre a relação entre os textos e as questões sociais da cidade.
Currículo resumido
Alessandro Atanes é mestre em História Social pela Universidade de São Paulo com a dissertação História e Literatura no porto de Santos: o romance de identidade portuária Navios Iluminados (2008), sobre como o ambiente portuário é descrito pela ficção deste romance de 1937 escrito por Ranulpho Prata e sobre como ela se relaciona com textos de outros escritores sobre o porto de Santos, como Pablo Neruda, Elizabeth Bishop, Blaise Cendrars e Jorge Amado, entre outros. Possui especialização em História e Historiografia e graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1995). Premiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Santos, publicou no início de 2013 o livro Esquinas do mundo: Ensaios sobre História e Literatura a partir do Porto de Santos.
A partir de sua pesquisa, o autor escreveu o texto-base e as composições do espetáculo Rota Literária: um passeio poético pelo porto de Santos, encenado em uma escuna que cruza o canal do estuário.
É colunista do site Portogente desde 2005, onde produz semanalmente textos sobre as relações entre História e Literatura, e um dos criadores e editor do blog Revista Pausa, de literatura e artes.
Em agosto de 2011, apresentou no Sesc Santos a conferência Porto – Um Portal Poético. O tema do mar e da viagem na poesia ibero-americana a partir do porto de Santos com traduções de Roberto Bolaño, Antonio Cisneros, César Vallejo, Carlos Oquendo de Amat, Javier Heraud, Óscar Limache e José Agustín Goytisolo, sempre com o mar e as viagens como tema, dos quais três foram escolhidos para serem impressos nos guardanapos do Sesc usados durante a Bienal de Dança em setembro. Ali foi apresentada também uma nova versão para o poema Santos Revisitado (1927-1967), de Pablo Neruda (Chile), que fala de sua passagem pelo Porto de Santos.
É o autor das traduções para o português de Voo de identidade, do poeta peruano Óscar Limache, e de À espera do outono e Viagens imaginárias, ambos em um único volume, do também peruano Javier Heraud, publicadas em edição artesanal pela editora Sereia Ca(n)tadora.
Servidor público do município de Cubatão, atua no Departamento de Imprensa da Prefeitura.
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quinta-feira, 2 de maio de 2013
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