quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Pausa publica nova versão do poema de Flávio Viegas Amoreira musicado pelo compositor Gilberto Mendes que, após estreia no Festival de Inverno de Campos de Jordão, volta a ser apresentado nesta quinta-feira (24), às 21 horas, no Sesc Santos, na última noite da edição 2009 do Festival Música Nova, criado por Mendes. O poema é uma homenagem aos apitos dos navios que chegam ou deixam o estuário da cidade portuária.

O meu coração vaga em segredo vento que ronda forasteiro
sobre o mar
canta a dor
das águas no que não mais mourejar
meu peito
todo ele o irmão corpo
alma / pensamento
torna ao Oceano
zarpando sem cais rondarei
navio ébrio
ondeando
no longe infindo
onde não mais atracar
na beira do céu
por ti espreitando
léguas e milhas
distando do infinito a infinito
buscando / ainda
terei tempo eterno
ao navegar de retorno
hei de novo em minha Ítaca te achar
mais afastado tanto / tanto/
é todo meu fado aproximar    
na noite e aurora : desfio o começo
caos cosmos
verei o principio do mundo
fechando entre o Sangava e o Xixová
nem paragem ou porto:
serei rochedo ou galáxia
no útero úmido dos versos
te espero em desterro
sempre em Santos ou nenhum lugar.

1 comentários:

  1. "aí no útero úmido dos versos" lindo poema, difícil escolher um verso,mais difícil falar sobre ele, o poema já falou por mim...sou apenas espectadora...

    beijos

    ResponderExcluir

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.