quarta-feira, 15 de abril de 2015


Ilustração Marcos Garuti


Por Márcia Costa e Evandro Rota (texto e imagens)


Marcos Garuti, da arte manual à ilustração digital

Um artista tão enigmático quanto as ilustrações que produz. Da colagem à pintura e à ilustração digital, ele nos mostra, em seu ateliê, um pouco do seu mundo. Marcos Garuti vive cercado por triviais objetos que o ajudam a construir a originalidade de seu trabalho. Com selos postais, carimbos, madeira, jornal, xerox, colagens, carimbos, sobre madeira, papel, papelão , o artista cria obras que alimentam o imaginário.



Com família ligada às artes, desde muito pequeno teve acesso a materiais artísticos. Garuti nutre uma arte passada de pai para filho e de avô para neto: “Meu avô foi quem criou a embalagem do Sonho de Valsa”, conta o artista, que cresceu vendo o avô letrista trabalhar com litografia. Hoje, com recursos e estilo próprios e muita imaginação, encorpa a lista dos principais artistas contemporâneos da cena paulista.

O ateliê de Garuti, tomado por grandes telas de pintura (algumas improvisadas em portas) e desenhos espalhados pelos papéis, mostra um pouco de seu estilo, que ele define como abstrato com um apelo expressionista figurativo.




A grande publicidade do seu trabalho ocorre por conta da colaboração que faz desde 1988 para uma das mais importantes revistas de cultura do País, a Revista E, do SESC São Paulo. Ainda que considere a ilustração como uma solução objetiva, seu trabalho oferece maior complexidade às diversas discussões pautadas pela revista ao longo dos anos. A resposta do público cativo à sua arte é notória: “As pessoas mandam mensagens”, diz, satisfeito, o artista autodidata.

Além da revista E, Garuti também ilustra livros infantis, infanto-juvenis, revistas, jornais e produz vinhetas animadas. As idéias o transportam ao uso de novas técnicas, explica ele, que até poucos anos não usava computador em seu trabalho. Atualmente, envereda-se pela área da animação e pretende muito em breve lançar um livro com sua obra, vista por milhares de pessoas que esperam todos os meses pela chegada da Revista E.


Ilustração Marcos Garuti

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.