segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Tres, poesia inédita em português, e Amuleto, a voz de uma
uruguaia com jeito de coro grego para a tragédia latino-americana 
Curso na Associação Cultural José Martí, em Santos, promove a leitura das obras de Roberto Bolaño e Jorge Luis Borges para refletir sobre as ditaduras e a violência na América Latina

O universo ficcional do escritor chileno Roberto Bolaño (1953-2003) é o ponto de partida do curso História e Literatura na América Latina, que será realizado de 4 a 25 de agosto, sempre às terças-feiras, na Associação Cultural José Martí, na Rua Joaquim Távora, 217, Vila Mathias, Santos. O curso será apresentado pelo jornalista Alessandro Atanes, deste blog, mestre em História Social. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (13) 3307-1494, das 14 às 18 horas. O valor do curso é R$ 30,00.

A proposta dos encontros é, a partir da leitura de trechos de romances e contos do autor, refletir sobre como a ficção de Bolaño se utiliza da memória sobre as ditaduras no continente para construir uma obra que, para além da ilustração dos fatos reais, usa os recursos da fabulação e das técnicas literárias para fazer um retrato da geração de jovens dos anos 60 e 70 que sofreram as consequências dos regimes militares em países como Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.

Editoras cartoneras

Outro tema dos encontros é o que vem sendo chamado de diplomacia cultural, as trocas entre países proporcionadas por parcerias entre escritores e editores na tradução e produção de livros independentes no continente. Um exemplo é a proliferação das editoras artesanais de livros com capas de papelão, as chamadas editoras “cartoneras” (cartón é papelão em espanhol), que já passam de uma centena da Patagônia, no extremo sul da região, até Tijuana, na fronteira do México com os Estados Unidos.

Além de um olhar panorâmico sobre essa questão, Atanes tratará do caso específico da editora artesanal Sereia Ca(n)tadora, de Santos, criada pelo poeta Ademir Demarchi, que desde 2010 vem publicando uma série de livros de autores peruanos, a maior parte de autores inéditos no Brasil. Isso foi possível graças à parceria entre autores e tradutores de Santos e de Lima, que rendeu também a publicação de autores daqui no Peru, como Paulo de Toledo e o próprio Demarchi.

Borges – Por fim, o tema da violência volta a ser explorado por meio da leitura de alguns contos do argentino Jorge Luis Borges, conhecido por seus textos fantásticos ou baseados em conceitos filosóficos. O curso abordará um lado menos destacado do autor, as histórias de brigas de valentões, raptos e assassinatos nos bairros periféricos de Buenos Aires na virada do século XIX para o século XX.

História e Literatura na América Latina (4 encontros de 2h30)
Encontro 1 (4/8) – Literatura como fonte histórica e o horror latino-americano
Encontro 2 (11/8) – A América Latina de Roberto Bolaño
Encontro 3 (18/8) – Crime e violência em Jorge Luis Borges
Encontro 4 (25/8) – Diplomacias culturais e tradução.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.