Capa da terceira edição (1959) de Navios Iluminados, uma das obras discutidas na oficina |
O objetivo da oficina é oferecer aos participantes um panorama das obras literárias que têm a cidade e o porto de Santos como cenário, lendo e discutindo textos escritos por autores que aqui vivem e viveram, como Roldão Mendes Rosa, Ranulpho Prata, Narciso de Andrade, Flávio Viegas Amoreira, Alberto Martins, ou que por aqui passaram, como Pablo Neruda, Elizabeth Bishop, Oswald de Andrade, entre outros.
Confira abaixo a programação dos 12 módulos:
Módulo 1 – Introdução ao tema: questões gerais sobre o estudo das relações
entre História e Literatura
a. O que é ficção – invenção e mentira, diferenças.
b. O que é literatura – Valor literário, ciclos, série de textos temáticos (p.
ex.: literatura médica, literatura jurídica).
c. O que é História – História geral, História da literatura, uso da literatura e
da ficção como fonte de conhecimento histórico.
d. Gêneros literários.
e. Baseado em fatos reais?, uma reflexão sobre a “realidade” em
romances, novelas e filmes.
Módulo 2 – O ciclo da literatura de identidade portuária
Um panorama sobre as obras que são ambientadas no Porto de Santos.
a. Primórdios: Vicente de Carvalho, o Poeta do Mar;
b. Navios Iluminados (romance, 1937), de Ranulpho Prata;
c. Cais de Santos (romance, 1939), de Alberto Leal;
d. Agonia na noite (romance, 1956), de Jorge Amado;
e. Os viralatas da madrugada (romance, 1980), de Adelto Gonçalves;
f. Cais (poesia, 2002), de Alberto Martins;
g. Barcelona Brasileira (romance, 2003), de Adelto Gonçalves;
h. A História dos Ossos (novela, 2005), de Alberto Martins, entre outros.
Módulo 3 – O horror vem pelo porto
a. O conto O Horla, de Guy de Maupassant;
b. As descrições do trabalho portuário em Navios Iluminados;
c. Máquinas que se transformam em monstros: Navios Iluminados, 2666 (Roberto Bolaño) e as imagens de La Boca do pintor argentino Quinquela Martín;
d. Um navio nazista em Santos em Agonia na Noite.
e. Vila Socó revisitada: o horror industrial na poesia de Marcelo Ariel.
Módulo 4 – Imigrantes na cidade: As travessias e destinos dos personagens na literatura portuária entre Portugal e Espanha e os portos de Santos e Buenos Aires
a. Navios Iluminados;
b. Barcelona Brasileira;
c. A abertura de As crônicas do Brasil, de Rudyard Kipling.
d. 1919, de John dos Passos.
Módulo 5 – Os poemas de chegada: o que escreveram sobre Santos escritores que chegaram ao Brasil pelo porto da cidade
a. Pablo Neruda: Santos revisitado;
b. Oswald de Andrade: Contrabando;
c. Blaise Cendrars: Chegada em Santos;
d. Elizabeth Bishop: Chegada em Santos.
Módulo 6 – Mas o que narram aqueles que ficam?: as imagens poéticas de autores que viveram ou vivem em Santos
a. Vicente de Carvalho;
b. Narciso de Andrade;
c. Roldão Mendes Rosa;
d. Madô Martins;
e. Alberto Martins;
f. Flávio Viegas Amoreira;
g. Ademir Demarchi.
Módulo 7 – A geografia literária da cidade portuária: as ruas da cidade de Santos em mapas do território da ficção portuária desenhados a partir dos itinerários e movimentos dos personagens da ficção
a. O isolamento do bairro portuário em Navios Iluminados.
b. De uma ponta a outra da cidade de carona no carro de Martins Fontes,
personagem de Barcelona Brasileira;
c. De bonde pelas ruas de Santos.
Módulo 8 – Relatos de viagem
a. Os diários sobre os ataques de piratas;
b. Os viajantes durante os tempos coloniais;
c. Os diários de uma viagem de Santos a Cuiabá e de outra entre Botafogo e São Paulo;
d. A cidade de Santos e a Usina de Cubatão nas crônicas de Rudyard Kippling;
e. O continente de José Vasconcelos, intelectual mexicano;
f. Os consulados de Richard Burton e seu sucessor.
Módulo 9 – Literatura e cinema: a narrativa cinematográfica do poema Fugindo ao cativeiro, do livro Poemas e Canções (1908), de Vicente de Carvalho.
a. A História do livro;
b. O prefácio de Euclides da Cunha;
c. Poeta do mar? Não só isso;
d. A atuação política de Vicente de Carvalho;
e. Análise do poema.
Módulos 10 e 11 – Construção de relatos.
Partindo das considerações dos módulos anteriores, os participantes irão elaborar textos sobre a cidade, ficando o gênero à escolha de cada um, contribuindo para a criação de conhecimento sobre a cidade. No caso de professores e outros profissionais que lidam com o público, a produção poderá se focar na preparação de material paradidático.
Os participantes poderão escolher três opções de produção textual:
a. Criar uma ficção (poema ou narrativa curta) que narre a ação de um ou mais personagens durante um percurso pela cidade.
b. Análise de um dos textos comentados durante as oficinas.
c. Preparação de material paradidático com um ou mais textos comentados
durante a oficina.
d. Avaliação e discussão sober o material produzido.
Módulo 12 – Considerações finais sobre a literatura produzida em Santos ou sobre a cidade, relacionando os textos produzidos na oficina com as obras
analisadas durante os módulos.
Currículo resumido
Alessandro Atanes é mestre em História Social pela Universidade de São Paulo com a dissertação História e Literatura no porto de Santos: o romance de identidade portuária Navios Iluminados (2008, baixe aqui), sobre como o ambiente portuário é descrito pela ficção deste romance de 1937 escrito por Ranulpho Prata e sobre como ela se relaciona com textos de outros escritores sobre o porto de Santos,
como Pablo Neruda, Elizabeth Bishop, Blaise Cendrars e Jorge Amado, entre outros. Possui especialização em História e Historiografia e graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Santos (1995). É servidor público do município de Cubatão, onde atua no Departamento de Imprensa.
A partir de sua pesquisa, o autor fez o texto-base e as composições do espetáculo Rota Literária: um passeio poético pelo porto de Santos, encenado em uma escuna como parte do seminário Literatura: Por quê?, Desafios na Formação de Leitores, realizado em maio de 2010 pelo Sesc Santos.
É colunista do site PortoGente desde 2005, onde produz semanalmente textos sobre as relações entre História e Literatura, e um dos criadores e editor do blog Revista Pausa, de literatura e artes. Desde 2010 ensina Metodologia da Pesquisa para a pós-graduação em Assessoria de Imprensa e Telejornalismo no Centro Universitário Monte Serrat, em Santos.
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