sábado, 2 de abril de 2011

Flávio Viegas Amoreira

Imagem de Edu Marin do projeto Porto, Valongo e Monte Serrat. Santos

Sobrevivi ao naufrágio da paixão
encerrei todas viagens além-mar esperando no mesmo porto de partida
o amor é um barco não mais à deriva
agora tornei-me eu mesmo o cais
fugi ao fogo de minhas quimeras
não eram sonhos, eram tempestades sem murmúrio
que seja condenado mil vezes pela culpa que não carrego
mas nunca me julguem pelo arrependimento daquilo que deveria e não cometi por medo do desejo que hoje apontaria o dedo sem mais Amor que vivido...

no verão quedei as velas
no verão estaquei as âncoras
no verão fiz-me albatroz num penhasco tosco
agora tornei-me eu mesmo o cais e desterrado marinheiro
chegado o outono e quando soar o sino, não estiveres por perto
o templo ainda reverbera em ti o sentido daquele instante
não mais consolação / ainda assim o silêncio compartido ecoa dum maio que também partia depois da magia duma noite sem retorno
não tens mais aquele maio / nem mais aquela precisa noite
volta-te ao mar da tua origem : a ele pede reflexos que retenham a lembrança : que as vagas contenham nas ondas o pó do teu destino
quando o inverno diz mais uma vez solidãoooooooo!!

mais uma vez solidão no inverno : responde terno,
tiveste num maio pausa ao tormento;
foste o homem com seu amado
das ruas em silêncio / do vinho ainda em teu hálito;
cálamo num casto leito
paixão em teu repouso
a Vida não é entendível
compreender no vácuo do absurdo
no gesto donde escreve amor sem mais amor para ser lido
não mais carta que te chegam, quando outrora a linha do horizonte prometia aurora
foste apartado do meu tempo / mas desde o copo à boca nenhum amargor
rescende a ranço
poeto, esvoaço
é a manhã que me sopra e preenche o lastro
a fala dos anjos que creem nas páginas ainda em branco
vai! por quem quiseres e aceita que a folha siga
como o acaso que arde ainda em brasa
torna-te ode / elegia
eras um corpo, Amor
agora erra como poema na estante
só amanhece no rosto que move a escrita
longe é onde a ausência é menos que o desespero
impossível é o estado da desistência precipitado pelo medo
Poesia é a razão sobrevoando de asas soltas o Eterno
é amor de caso pensado;
se amas, mergulha, nada deve ser deixado pela metade
nem o naufrágio se tanto queiras...

hoje estou livre da paixão do teu corpo
embarcou um Oceano em mim....

Flávio Viegas Amoreira, escritor, jornalista e crítico literário, já lançou 8 livros entre poesia, contos e romance. Faz parte da denominada “Geração 00”, representantes da Novíssima Literatura Brasileira. Atua em movimentos de direitos GLS e em defesa de políticas públicas para Cultura

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.