quinta-feira, 3 de junho de 2010

Alessandro Atanes

Esta postagem vale como um pós escrito à Futebol e ficção, em que, a partir da aula-espetáculo de Arthur Nesftovsky e José Miguel Wisnik no último sábado em Santos, noto como, ao contrário da música popular, a ficção brasileira meio que negligencia o tema.

Lembrei agora que não é só a canção popular que trata de futebol: o compositor Gilberto Mendes, criador do Festival de Música Nova, é o autor de Santos Football Music, que teve a estreia na Polônia em 1973 (clique aqui para saber mais sobre a peça).

Abaixo, dois vídeos tomados do filme A Odisséia Musical de Gilberto Mendes, de 2006, dirigido por Carlos de Moura Ribeiro Mendes, em que a histórica apresentação com o maestro Eleazar de Carvalho é mesclada com uma mais recente, no Festival de Música Nova, com a Orquestra Sinfônica de Santos, regida por Antonio Petrin:
 


Retomando a leitura de Viver sua música: com Stravinsky em meus ouvidos rumo à avenida Nevsky, o segundo livro de memórias musicais de Gilbertro Mendes, lançado em 2008, ele revela uma promessa de compor mais uma peça em homenagem ao glorioso alvinegro praiano, Meninos da vila, em homanegem à equipe campeã brasileira de 2002:

Um pouco antes, em 2002, eu também ficara muito feliz em receber o I Prêmio santos Vivo, dado pela ONG Santos Vivo, que reúne fans do Santos Football Club em todo o mundo. Troféus premiaram persoanlidades de diversas áreas de atividade, empresários, executivos, artistas de televisão. Um para mim, por causa de minha obra Santos Football Music. Foi um ano radioso, em que o Santos sagrou-se campeão brasileiro, revelando Robinho com suas assombrosas pedaladas. Eu ainda preciso colocar isso aí em música! Já tenho até o título, Os Meninos da Vila. Sempre começo minhas músicas pelo título.

Esperemos agora que a nova safra de talentos da Vila Belmiro seja estímulo suficiente para que o compositor execute o trabalho.



0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários ao blog serão publicados desde que sejam assinados e não tenham conteúdo ofensivo.